ALQUEVA - MAIOR LAGO ARTIFICIAL DA EUROPA

Barragem de Alqueva localiza-se na região do Alentejo e tem como principal afluente o rio Guadiana.

A construção da barragem permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental, também chamado de Grande Lago.

Possuí uma altura de 96 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 458 m2. A capacidade instalada de produção de energia eléctrica, começou por ser de 260 MW, tendo sido alvo de um reforço de potência que permitiu ampliar a capacidade do empreendimento para 520 megawatts (MW) (desde 15/10/2012), com dois grupos geradores reversíveis, que deverão produzir anualmente 381 gigawatt hora (GWh). A albufeira atinge, à cota máxima, os 250 km², sendo então o maior lago artificial da Europa Ocidental.

Foi construída com o objetivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica, para além de outras atividades complementares.

Em Outubro de 2012, entrou em serviço o reforço de potência da barragem de Alqueva, constituído por uma nova central com dois grupos geradores reversíveis, com 130 MW de potência cada um, duplicando a potência instalada da barragem.

x